O LaSER

O Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (LaSER) foi criado em 2013 e aprovado pelos membros do conselho do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tornando-se assim, parte do Departamento de Sistemas de Computação. Sua proposta de criação foi lançada através dos seus atuais coordenadores: Drº Alisson Brito e Drº Tiago Nascimento. Em 2018, o laboratório expandiu sua área de atuação, acrescentando as áreas de Logística, Transporte e Otimização. Além disso, o LaSER tem se tornado um ponto de presença de empresas de tecnologia que buscam pesquisa aplicada de ponta e a formação de recursos humanos. Sempre com projetos práticos e com um olhar para a indústria, serviços, empreendedorismo e formação de recursos humanos.

Conheça nossa
Infraestrutura

O LaSER conta com a colaboração de mais de 50 jovens pesquisadores, entre doutores, estudantes de mestrado e graduação, todos integrantes do GPSR (Grupo de Pesquisa em Sistemas Robóticos) que estão interconectados com pesquisadores de universidades colaboradoras do Brasil (UFBA, UFCG e UFRN) e do mundo (Universidade do Porto, Karlsruhe Institute of Technology e Politecnico di Milano), trazendo as atuais tendências tecnológicas mundiais na área de sistemas robóticos.

O laboratório conta com um espaço físico de aproximadamente 1.000 m2, incluindo uma área de aproximadamente 400 m2 apenas para testes com VANTs em ambientes fechados.

Além do espaço físico, o LaSER desenvolve um modelo próprio de VANT tipo Asa Fixa, tendo 4 aeronaves atualmente disponíveis, possui também 6 robôs TurtleBots 2 adquiridos pelo programa CAPES Pró-Equipamentos 2013, bem como dois quadricópteros.

Nossas
Linhas de Pesquisa