Rich vehicle routing problems: models and algorithms for deterministic and stochastic variants
Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico dos computadores, juntamente com avanços metodológicos em Pesquisa Operacional, motivaram a investigação de variantes mais complexas do Problema de Roteamento de Veículos. Essas variantes são geralmente inspiradas por aplicações reais e frequentemente incluem funções objetivo e restrições desafiadoras. Na literatura, tais problemas são conhecidos como Problemas de Roteamento de Veículos Ricos (PRVRs).
O interesse em PRVRs tem aumentado recentemente e com enfoque principal em variantes determinísticas, embora a maioria das aplicações sejam tipicamente caracterizadas por um alto nível de incerteza. De fato, gerentes logísticos devem estar preparados para tomar decisões complexas baseando-se em informações incompletas. Por outro lado, considerar essas incertezas traz mais desafios à modelagem e resolução dos problemas envolvidos.

Este projeto visa estudar PRVRs que surgem em logística comercial e humanitária, sob perspectivas determinísticas e estocásticas. Pretende-se desenvolver novas formulações matemáticas e métodos exatos, heurísticos e híbridos para PRVRs que capturem características reais e sejam computacionalmente eficientes para o apoio à tomada de decisão na prática. Este projeto tem o potencial de estabelecer e consolidar a colaboração entre grupos de pesquisa dos estados da Paraíba e São Paulo, no esforço de abordar de forma efetiva problemas práticos desafiadores, com desdobramentos científicos e tecnológicos para ambos os estados.
Data de início:
Maio, 2021
Estado atual:
Em andamento
Parceiros:
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Equipe
- Anand Subramanian (UFPB – LASER)
- Bruno Petrato Bruck (UFPB – LASER)
- Teobaldo Leite Bulhões Junior (UFPB – LASER)
- Pedro Munari (UFSCar)
- Walton Pereira Coutinho (UFPE)